jornal_record_noticia_falsa

Jornal Record mete a pata na poça e publica notícia falsa

A regra básica do jornalismo indica que se deve confirmar as informações antes de avançar com a publicação ao público. Uma regra elementar que o diário desportivo Record não cumpriu. Hoje o dito jornal trazia na capa que o FC Porto estaria em condições de conseguir a contratação de Taison, avançado brasileiro do Shakhtar Donetsk.

A notícia dizia ainda que os dragões teriam feito uma proposta de cinco milhões de euros e até citavam um jornalista brasileiro, de seu nome Aguinaldo Mangionni, que não descartava uma mudança para o Dragão. No entanto, veio-se a verificar que tudo não passava de um engodo, facilmente detetado, caso os jornalistas que trataram da matéria se tivessem dado ao trabalho de confirmar estas informações.

Afinal foi um utilizador que criou uma conta falsa na rede social Twitter e que se fez passar por um empresário. O próprio utilizador fez questão de se regozijar pelo feito de ter conseguido enganar o Record.

“Aquele momento em que inventas uma conta falsa a dizer que és jornalista, inventas uma notícia e no dia seguinte és capa”, refere no tweet.

 

Sendo o Record um jornal de referência nacional, muitos foram os sites que lhe seguiram o exemplo e publicaram esta notícia.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailFacebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

TAMBÉM PODERÁS GOSTAR