As jovens promessas do Futebol Português: Diogo Dalot

José Diogo Dalot Teixeira nasceu a 3 de Março de 1999 na cidade de Braga e desde cedo mostrou apetência para a prática do futebol.

Impressionou com 8 anos pelo Fintas (o primeiro clube do jogador), despertando desde logo o interesse de clubes maiores e por isso não foi de estranhar que com 9 anos fosse recrutado para a formação do FC Porto.

Ao que consta, nessa altura, Diogo Dalot veio a Lisboa prestar provas no Benfica, que quis ficar com o jovem, contudo Dalot já tinha acordo com o FC Porto e sobretudo o facto de ser um adepto ferrenho dos azuis e brancos, pesou na decisão de integrar as equipas jovens do clube da Invicta.

No FC Porto desde 2008, Diogo Dalot foi crescendo até chegar ao futebol sénior em 2016/17, na equipa B. Pelo meio disputou uma época emprestado ao Padroense em 2014/2015.

Esta época o jovem já jogou pelos juniores, equipa B e fez a estreia pela equipa principal pela mão de Sérgio Conceição, contra o Lusitano de Évora em jogo a contar para a Taça de Portugal.

Aos 18 anos é já uma grande promessa do futebol português, e apesar de atuar como lateral direito é um jogador que ataca com bastante qualidade, potente e que oferece uma grande profundidade.

Em termos de seleção nacional, o jovem já competiu em 3 europeus, o Euro sub-17 em 2016 onde ajudou a seleção a conquistar o título de campeão da categoria, o Euro sub-19 no mesmo ano, e o Euro sub-19 que decorreu no passado verão, onde a seleção portuguesa perdeu a final frente à Inglaterra.
O jogador conta ainda com um Mundial sub-20 disputado em 2017.

Esta jovem promessa do FC Porto tem sido frequentemente apontada a grandes clubes europeus, como Juventus, Nápoles, Real Madrid e Barcelona.

Veremos se estará para breve uma oportunidade do jovem no plantel principal dos Dragões, com uma previsível saída de Maxi Pereira no fim da temporada, Diogo Dalot tem tudo para ganhar lugar no lote de jogadores para a próxima época.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *