Jovens Promessas do Futebol Português: João Félix

Hoje nas “Jovens Promessas do Futebol Português” apresentamos mais um jovem talento nacional que tem dado que falar, de seu nome, João Félix.

Nascido em 1999 em Viseu, começou a jogar futebol em tenra idade com 8 anos numa escola de futebol em Tondela, chamada “Os Pestinhas”, apenas jogou nesta escola por um ano, já que o talento do menino não passou despercebido ao gigante do norte FC Porto, que logo levou a criança para integrar a sua formação.

Assim sendo, Félix entra no FC Porto em 2008/09, ficando nos escalões de formação dos azuis e brancos até 2013/14, altura em que tinha 14 anos.

Na temporada seguinte o FC Porto empresta o jovem ao Padroense (uma prática muito comum utilizada pelos Dragões, que empresta os jovens com menos espaço para equipas da região, sendo muitas das vezes o clube, o Padroense).
Félix atua então uma época no Padroense, ao lado de outros jovens como Diogo Queirós e Diogo Dalot, também emprestados pelo FC Porto.

Na temporada seguinte com 16 anos, João Félix, é dispensado, e quem aproveitou foi o Benfica, que não perdeu tempo a recrutar o médio criativo.
O jovem faz uma excelente temporada ao serviço dos juvenis dos encarnados, e logo é rotulado como uma das grandes promessas do clube da Luz.

João Félix destaca-se dos demais pela classe com a bola nos pés, inteligência e visão de jogo, bem como uma capacidade de decisão acima da média para a idade.

Assim, em 2016/17, o ainda juvenil é integrado na equipa de juniores e assume a titularidade, realizando 26 jogos e 15 golos, e acaba por subir para a equipa B e ter a primeira experiência em futebol sénior, com 12 jogos disputados e 3 golos somados.

Este ano, apesar de por vezes jogar pelos juniores (9 jogos 6 golos), tem jogado com maior regularidade na equipa B encarnada (17 jogos 5 golos), e tem deslumbrado ao ponto de alguns adeptos falarem numa possível estreia na equipa principal, ainda esta época.

Apesar do jogador recentemente ter andado a treinar com a equipa principal, o treinador Rui Vitória colocou alguma água na fervura, afirmando que confia nas capacidades do jovem, mas que é preciso alguma calma.

Após as afirmações do presidente encarnado Luís Filipe Vieira, que revelou pretender integrar 4 jogadores da formação no plantel da próxima época, João Félix pode ter esperanças em ser um desses nomes.

Veja aqui o vídeo com os melhores momentos da época de Félix!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *