Os Nossos Melhores Lá Fora- Rony Lopes

Marcos Paulo Mesquita Lopes, conhecido no mundo futebolístico como Rony Lopes nasceu em Belém no estado do Pará no Brasil em 1995.
Cedo emigra com os pais para Portugal, e aos 9 anos de idade entra para as escolinhas do Poiares onde faz dois anos, até captar o interesse dos scouts do Benfica.

Em 2006, com apenas 11 anos, Rony começa a treinar no Seixal, tendo colegas como Bruno Varela e Bernardo Silva, nesse plantel.
Faz 5 anos de Benfica, onde chama a atenção do todo poderoso Manchester City, que não hesita recrutar o jovem em Portugal para integrar a sua equipa de Juvenis.

Na temporada seguinte, 2012/13 com 17 para 18 anos, joga em todos os escalões dos citizens, juvenis, juniores, equipa de reservas tendo em Janeiro feito um jogo pela equipa principal frente ao Watford, para a FA Cup, numa vitória por 3-0 na sua estreia com golos de Carlos Tévez, Gareth Barry e do próprio Rony Lopes, a picar o ponto numa estreia de sonho.

No final dessa temporada é chamado à seleção nacional para disputar o Euro sub-19, que Portugal perde nas meias finais frente à Sérvia na marca de grandes penalidades.

Em 2013/14, volta a ter mais tempo de jogo entre os juniores e os reservas do Man City, mas ainda disputa 4 jogos na equipa principal, então comandada pelo chileno Manuel Pellegrini.
Volta a disputar outra grande competição pela seleção o Euro sub-19 do ano seguinte, onde Portugal perde na final frente à Alemanha.

Findada a temporada, é tempo de procurar um outro desafio, onde pudesse evoluir mais e num contexto mais sénior, o jogador sai então por empréstimo rumo a França, onde iria representar o Lille.

No Lille, impõe-se como um jogador de rotação bastante utilizado, apesar dos 19 anos, faz 27 jogos e 3 golos.
A boa época de Rony Lopes, não passou despercebida ao Mónaco que adquire o passe do jogador junto do City, contudo Rony apenas disputa 2 jogos na primeira metade da época e é novamente emprestado ao Lille, fazendo 16 jogos e 3 golos.

Em 2016/2017, num Mónaco recheado de talento e que viria a ser Campeão Francês, Rony continua emprestado ao Lille, e faz a sua melhor época até então a nível sénior com 29 jogos disputados e 6 golos marcados.
A boa temporada, faz com que consiga finalmente agarrar um lugar no plantel dos monegáscos em 2017/18, e faz aquela que foi a sua melhor temporada de sempre, assumindo-se como uma das estrelas do clube, foram 50 jogos e 17 golos, nunca o jovem havia jogado e marcado tanto numa temporada.

A excelente época, levou a que o seleccionador Fernando Santos, estreasse o jovem na seleção nacional, primeiro em finais de 2017, frente aos Estados Unidos, e depois frente à Croácia em Setembro de 2018, ambos em jogos amigáveis.

2018/19 não correu de feição ao Mónaco como sabemos, os jogadores não corresponderam as expetativas, trocas de treinadores, e o clube esteve mesmo à beira de descer, Rony também não teve uma temporada muito positiva, teve a contas com algumas lesões, ainda assim foram 29 jogos e 4 golos.

Apesar de não ter tido a melhor das temporadas, todos conhecemos o valor de Rony, uma promessa emergente do nosso futebol que ainda só tem 23 anos, espera-se que na próxima temporada sob o comando de Leonardo Jardim, o melhor futebol do luso-brasileiro venha ao de cima e que o jogador possa começar a entrar nas contas da nossa seleção de forma mais regular.

Observe no vídeo todo o talento de Rony Lopes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

TAMBÉM PODERÁS GOSTAR