Nacional

INCRÍVEL: Laboratório erra em testes ao coronavírus a jogadores

Segundo adianta o semanário Expresso, o laboratório que analisou os testes ao coronavírus feitos aos jogadores antes da retoma do campeonato apresentaram erros de diagnóstico.

Veja também: Os milhões que a Juventus exige para vender Ronaldo ao PSG

De acordo com a mesma publicação, em causa estão os resultados aos jogadores do V. Guimarães e Famalicão, onde dos 11 casos positivos apenas 2 se confirmaram.

Veja também: “Se passaria a bola a Ronaldo se jogássemos juntos” – Messi responde

O jornal revela também que o laboratório em causa é liderado por Luís Filipe Menezes, ex-presidente do PSD e da Câmara Municipal de Gaia e pelo filho de Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

A Liga reagiu, emitindo um esclarecimento, garantindo desconhecer qualquer tipo de erros por parte do laboratório.

Veja também: VÍDEO: Rui Santos: “A Liga não acabou porque o Benfica não lidera”

Leia abaixo o comunicado da Liga na íntegra:

“1 – No sentido de retomarmos as competições profissionais de futebol com todas as medidas de segurança e prevenção para os riscos biológicos do COVID-19 definidas pela Direção Geral de Saúde, a Liga Portugal entendeu haver a necessidade de protocolar com um laboratório, o apoio aos Clubes da Liga NOS e LigaPro (na altura ainda não havia decisão sobre a sua suspensão), nas necessidades inerentes a uma logística complexa de realização de testes de diagnóstico COVID-19.

Foi feita uma consulta exaustiva ao mercado a várias unidades de saúde e unidades laboratoriais. O laboratório que acolheu todas as exigências impostas pela Liga Portugal foi a UNILABS, com reconhecimento nacional e internacional da qualidade do seu serviço e pela disponibilidade de vários postos de colheita em diversos pontos do país, capazes de responder a todos os requisitos que um teste de diagnóstico ao COVID-19 impõe.

Ainda assim, o protocolo celebrado não pressupõe exclusividade e os clubes são livres de realizar os testes com o laboratório que entenderem mais adequado, desde que estes respeitem os critérios e exigências definidas pelas autoridades de saúde. Não há uma obrigatoriedade de realização dos testes com este laboratório em específico.

No final do dia o objetivo da Liga Portugal foi ajudar na operacionalização e realização dos testes, bem como reduzir o encargo financeiro para os Clubes para a realização obrigatória dos testes.

2 – A Liga Portugal não tem conhecimento de nenhum erro de diagnóstico nos testes até agora realizados. Nem por parte deste laboratório, nem por parte de outros laboratórios que estão a prestar serviço de realização destes testes a alguns Clubes. Estão todos a cumprir as normas e indicações das autoridades de saúde.

3 – Tudo continua a correr como previsto, para o reinício da Liga NOS na data prevista, no que à realização de testes diz respeito.”

Deixe um comentário